11/11/2024 - 10:27
Experimente perguntar para seu cachorro onde está a bolinha, ou até fale no apelido dado a um boneco que faz a festa do seu cão? É provável que ele saiba do que se trata e vá buscar o objeto amado. Um estudo feito na Hungria e publicado na revista científica Biology Letters mostrou que eles podem se recordar de um brinquedo até dois anos depois de este ter sumido de vista.
Pesquisadores da Eötvös Loránd University, de Budapeste, fizeram testes com cinco cachorros da raça border collie. Eles foram escolhidos por terem demonstrado grande habilidade para aprender palavras. São considerados “gifted dogs”, algo como cachorros talentosos.
Em 2022, esses animais receberam 12 brinquedos e durante uma semana foram ensinados a identificá-los por meio de palavras. No mês seguinte, eles passaram por testes, mas com metade dos objetos (os demais foram guardados). Dois meses após o início do estudo, novo experimento foi realizado para conferir a retenção de palavras, porém foram usados os brinquedos que tinham ficado reservados. Depois disso, os itens ficaram armazenados por dois anos. No novo teste, os cinco cachorros voltaram a receber a lista completa dos brinquedos.
Os resultados demonstraram que os cães acertaram o brinquedo em 44% das vezes, em média. Dois deles se destacaram, atingindo índices perto de 60%. Segundo os pesquisadores, os percentuais estão muito acima do índice obtido, em média, quando a escolha se dá ao acaso.
Pouco se sabe sobre a memória de longo prazo dos cães. A equipe da universidade húngara ressaltou que não são todos os cachorros que têm a capacidade de aprender nomes de objetos. Mas o desempenho de um dos animais sugere que o tempo dedicado do tutor pode contribuir de modo significativo para a retenção da palavra.
Gaia, um dos animais do grupo estudado, teve um índice de acertos de 54%, e seus tutores ensinaram os nomes dos brinquedos por mais tempo no início do experimento. Gaia, seis anos, é brasileira e entrou para a pesquisa quando ainda vivia em São Paulo. Há dois anos, ela e sua família mudaram para a Inglaterra. Hoje, a border collie sabe o nome de aproximadamente 200 brinquedos.
Veja abaixo Gaia e alguns de seus brinquedos.