20/01/2025 - 8:05
Quando pensamos na saúde e bem-estar de nossos bichos, existem alguns cuidados básicos que podem fazer parte de uma lista de checagem de início do ano feita pelos tutores. A medida ajuda a verificar se eles estão sendo cumpridos direito. São recomendações simples que, muitas vezes, são esquecidas. Uma delas é a escovação dos dentes dos pets, uma medida que ajuda a prevenir doenças. Outra é limpar constantemente os potes de água e comida.
O site PetMD, criado por médicos veterinários nos Estados Unidos, fez uma lista com recomendações. Confira algumas e coloque em dia sua agenda de cuidados do seu companheiro de quatro patas.
– Escovação dos dentes pode prevenir doenças – Os pets também podem ter dor de dente. Odontologistas veterinários recomendam escovar os dentes do bicho de estimação diariamente com pasta de dente própria para animais. Sim, se o cão ou gato não for acostumado com isso desde pequeno, a tarefa pode ser mais difícil. Caso não seja possível fazer a escovação todos os dias, tente ao menos duas vezes por semana. Ou até uma. Isso é melhor do que nada. Outra orientação é passar pelo veterinário para realizar limpezas regulares dos dentes. Ele pode ajudar a determinar o melhor plano de cuidados dentários, de acordo com o perfil do seu companheiro.
– Visitas regulares ao veterinário para cuidados preventivos – Consultas regulares são fundamentais para a saúde do animal. Durante essas visitas, o veterinário realiza uma avaliação completa, incluindo exame físico e medições básicas como peso e temperatura. O ideal é que seja o mesmo para que o profissional tenha o histórico de saúde do bicho. As avaliações periódicas, sem que sejam na emergência, ajudam a identificar precocemente qualquer tipo de problema de saúde, além de ajudar o tutor a manter as vacinas e cuidados preventivos em dia. Para pets adultos, recomenda-se uma visita anual. Filhotes necessitam consultas mais frequentes.
– Limpeza regular dos recipientes de água e comida. Inclusive os automáticos – É fundamental manter os potes de água e comida limpos para evitar o acúmulo de mofo e bactérias que podem causar problemas gastrointestinais. Essa medida se torna ainda mais importante no verão. A dica é lavar assim que esvaziarem. Mantê-los limpos também estimula o animal a se alimentar e hidratar adequadamente. A orientação é válida inclusive para os recipientes de autoabastecimento: os filtros podem acumular sujeira e mofo prejudiciais à saúde do animal. Recomenda-se lavar os recipientes diariamente e substituir os filtros conforme as instruções do fabricante.
– Exercícios e estimulação mental são essenciais – Assim como os humanos, os pets precisam de exercícios físicos e estimulação mental para se manterem saudáveis. A falta de atividade pode levar à obesidade, que cresce no mundo todo, e a problemas de comportamento. Certifique-se de que seu companheiro peludo tenha oportunidades diárias para se exercitar e brincar. Cães podem incluir ter na agenda: caminhadas, corridas e brincadeiras com brinquedos interativos. Para gatos, vale investir em brinquedos que estimulam a caça e em estruturas na casa para que eles possam escalar. A estimulação mental também pode ser proporcionada por meio de treinamento e até jogos que desafiem o animal.
– Higiene adequada para evitar doenças transmissíveis – Manter o ambiente limpo previne doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos. Isso inclui lavar as mãos após brincar com o bicho de estimação. Lavar constantemente a área em que ele circula é um cuidado óbvio, mas é comum que brinquedos e outros objetos usados pelo pet sejam esquecidos. Se o animal tem contato frequente com algo, é importante higienizar esse “algo” devidamente, caso ele retorne para o ambiente do dia a dia.