17/01/2025 - 15:55
A rede de supermercados Mart Minas, de Minas Gerais, prepara seu Festival Mundo Pet, quando oferece descontos, promoções e variedade de produtos para bichos de estimação em suas lojas espalhadas pelo estado. Neste ano, a ação será entre os dias 30 de janeiro e 12 de fevereiro. Desde 2024, o festival conta também com um evento de adoção de pets. Para isso, o Mart Minas está convidando instituições de proteção animal a ocuparem suas unidades no dia 01 de fevereiro, levando cães e gatos de abrigos que estão em busca de uma família.
As entidades – ou mesmo protetores independentes – precisam ser do estado e, de preferência, estar localizada em uma cidade onde há uma unidade da rede. É preciso fazer um cadastro até o domingo 19 em um site fornecido pelo Mart Minas (aqui) ou acessar a página da rede no Instagram para buscar as informações sobre o passo a passo do processo.
Em 2024, também foi feita uma convocatória. A ação contou com quatro edições ao longo do ano. Ao todo, 635 gatos e cachorros foram adotados.
Nesta primeira edição do evento em 2025, o evento de adoção contará com o apoio das marcas Mars Petcare e Purina. A proposta é também conscientizar sobre a adoção responsável, o não abandono e a importância da castração.
A iniciativa pretende envolver todas as unidades da rede, desde que haja na região uma instituição que leve os animais ao local para serem adotados. Se o Mart Minas conseguir uma entidade para cada loja, ao todo serão 65 ações espalhadas pelo estado de Minas Gerais.
Entre as cidades em que a rede está presente estão: Belo Horizonte, Sete Lagoas, Governador Valadares, Ipatinga, Alfenas, Uberlândia, Uberaba, Congonhas, Divinópolis, Teófilo Otoni,
Itabira, Montes Claros, Poços de Caldas, Três Corações, Ubá e Varginha.
Impacto social
O Mart Minas, a maior rede de atacado e varejo do estado, organiza o Festival Mundo Pet há alguns anos. A ideia surgiu como uma campanha comercial para levar ofertas e condições especiais aos clientes do segmento. Em 2024, a rede decidiu transformar o evento e agregar um propósito social.
“Utilizamos nossas parcerias com indústrias, influenciadores que já participavam da campanha e instituições de proteção animal. Algumas ONGs já eram parceiras, recebendo doações por meio do Programa Troco Solidário. Outras foram envolvidas pela primeira vez no festival via chamamento público e indicações”, explica Ana Ciscotto, gerente de comunicação e marketing do Mart Minas.
Na última edição de 2024, participaram 22 entidades de proteção animal. “Para esta primeira edição, esperamos ampliar esse número. Já temos 26 confirmadas, o que fortalece o impacto do evento e alcança mais regiões do estado”, completa.
Participação das entidades
As instituições cadastradas para o evento participam principalmente na preparação dos animais para a adoção. Elas aplicam questionário aos interessados no bicho (cão ou gato). Posteriormente, acompanham o processo dos pets já nos novos lares. As entidades se responsabilizam para que a adoção seja responsável do início ao fim.
O Mart Minas divulga a ação, apoia com estrutura nas lojas, faz doação para as ONGs participantes e oferece a “sacola social”, que contém brindes para todos os adotantes.
Segundo Ana, o chamamento é voltado para entidades mineiras, reforçando o compromisso da empresa com o estado.