10/01/2025 - 9:40
Os incêndios em Los Angeles, que começaram na terça-feira, 7, ainda estão colocando vidas em perigo na região. Os dados oficiais mais recentes apontam que eles já causaram dez mortes. As autoridades mantêm equipes mobilizadas para combater o fogo e ajudar pessoas e animais, inclusive selvagens, afetados pela tragédia, considerada uma das piores na história da Califórnia.
As chamas e a fumaça estão provocando o deslocamento de milhares de famílias. As informações desta sexta-feira, 10, indicam que novos focos ameaçam a cidade e que já foram destruídas cerca de cinco mil estruturas nas duas áreas mais atingidas até o momento. Ao menos, 130 mil moradores estão sob ordem de evacuação. E, nesse cenário, os abrigos de animais pedem socorro.
O Departamento de Cuidados de Animais do Condado de Los Angeles e o Los Angeles Animal Services chegou a pedir à população que transformem seus espaços em lares temporários, se possível. Os seis abrigos do Los Angeles Animal Services estão com 1.500 animais, um número acima de sua capacidade. Os sete centros de cuidados administrados pela entidade também estavam quase lotados.
Um dos abrigos mais conhecidos da região, o Pasadena Humane , informou que foram acolhidos mais de 300 animais desde a terça-feira. Além de receber bichos que se perderam ou que foram abandonados, o local está cuidando de cachorros e gatos com queimaduras, ferimentos e cobertos de fuligem. Em alguns casos, eles utilizam oxigênio para tratar dos abrigados.
O fato é que muitos animais ficaram para trás, quando famílias deixaram seus lares às pressas. Entre os moradores que tiveram de sair de casa, há quem não tenha opção para onde levar os pets. Assim, recorrem a hotéis, a serviços da cidade para animais e abrigos e a locais temporários indicados pelas autoridades.
Os abrigos estão pedindo doações para continuar a prestar auxílio a famílias e para receber animais que acabaram perdidos durante o caos gerado pelos incêndios. Algumas entidades de outros estados estão acolhendo cães e gatos que já estavam nesses lugares, abrindo espaço para mais animais desabrigados por causa das chamas.
Pets e outros bichos de pequeno porte estão sendo direcionados para centros de recreação. Já animais maiores, como cavalos, estão sendo encaminhados para o Los Angeles Equestrian Center.
A Lange Foundation, uma das entidades que está ajudando as famílias, está distribuindo ração, cobertores e medicamentos para os tutores que saíram de casa sem ter levado nada para seus bichos. Também foram criadas listas de compras para ajudar os abrigos. Elas estão disponíveis em redes como Walmart e Amazon.
Uma recomendação que tem sido feita pelas autoridades governamentais e pelos abrigos é que as famílias que estejam ameaçadas pelos incêndios também se preparem para levar seus pets. As orientações estão disponíveis em sites como o do Departamento de Cuidados de Animais do Condado de Los Angeles.
Para quem está em alerta e com a séria possibilidade de ter de deixar sua casa, as recomendações são as seguintes: tenha um plano com local para levar sua família e seus bichos; coloque identificação e telefones nas coleiras; deixe à mão caixas de transporte, luvas e guias que auxiliem o animal a se instalar; separe potes de água e comida; reserve água e comida para os dias que estiverem fora (calcule quantos serão necessários); monte um kit com itens de primeiros socorros e os medicamentos do bicho; guarde fotos recentes do pet, caso ele se perca e você precise procura-lo; leve os brinquedos e mantas preferidos para ele se sentir mais confortável.
Mais recomendações estão aqui.