05/01/2025 - 8:00
Uma pesquisa recente da Amcor, empresa global de soluções de embalagem, mostrou que a sustentabilidade está influenciando as decisões de compra de empresas do mercado pet e também de tutores. Foram entrevistados 1.693 compradores de alimentos para animais de estimação no Reino Unido, na França, Alemanha e Itália. O trabalho também captou as preferências da população, revelando que 69% dos consumidores consideram que as embalagens sustentáveis são fator chave na seleção dos produtos que vão servir a seus pets.
Outros dados do estudo apontam que os tutores confiam nas informações sobre a reciclabilidade das embalagens fornecidas nos pacotes de alimentos. Apenas 15% não são impactados por essas mensagens. Para 55% das empresas compradoras consultadas, a sinalização de reciclabilidade influencia a aquisição dos produtos.
“Os insights da pesquisa ilustram o quão influente a embalagem é para marcas de alimentos para pets”, disse Madalina Mitru, gerente de marketing da Amcor. “Ao adotar soluções de embalagem mais sustentáveis, as empresas de pet food podem fazer uma conexão mais forte com seus consumidores”.
Preservação ambiental
A escolha de produtos ecologicamente corretos é uma maneira de incorporar medidas sustentáveis na rotina dos pets. Itens biodegradáveis são opções para tutores preocupados com o excesso de plástico no mundo. Alimentos naturais, por sua vez, reduzem o uso de ingredientes artificiais e contribuem para uma cadeia produtiva mais responsável com o meio ambiente.
“Muitos tutores ainda não se deram conta do impacto que hábitos simples podem ter. Optar por um brinquedo feito de materiais reciclados ou por uma embalagem compostável já é uma ação significativa em prol da sustentabilidade”, afirmou Gilberto Novaes, fundador da Furest Pet, empresa de produtos de saúde e bem-estar para animais de estimação e que oferece itens feitos com ingredientes naturais, entre eles estão mordedores, suplementos e bálsamos hidratantes para patas de cachorro. Algumas formulações contém ingredientes do bioma amazônico.
Lançada em 2022, a Furest Pet destina parte das vendas para projetos de plantio de árvores em áreas desmatadas da Amazônia em colaboração com ONGs parceiras por meio do movimento “Paws for the Forest”, criado no mesmo ano. “Esse compromisso reforça o nosso propósito de conscientizar os consumidores sobre o impacto de suas escolhas e promover ativamente a regeneração de ecossistemas ameaçados”, explicou.
Segundo o empresário, o movimento já plantou mais de 175 mil sementes, resultando em mais de 50 mil árvores. “Cada vez mais, os tutores querem produtos que sejam benéficos para seus animais e para o planeta. Os que trazem isso além do rótulo costumam estar mais alinhados com as prioridades de quem busca iniciativas sustentáveis”, defendeu.
Novaes reforçou que cuidar dos animais de forma sustentável é o caminho do futuro. “Ao adotar práticas responsáveis, os tutores criam uma cultura de respeito e proteção ambiental”.