23/01/2026 - 14:23
O Instituto Caramelo apresentou seu balanço anual, com dados como o total de castrações feitas em 2025: 11.278. Os números reforçam a dimensão e a complexidade do trabalho necessário para enfrentar o abandono de animais no Brasil. Ao longo do ano, a ONG resgatou de 342 animais – como cães, gatos, cavalos e porcos – e viabilizou 315 adoções responsáveis, além de ter realizado mutirões gratuitos externos.
Além de acolher animais em situação de vulnerabilidade, o Instituto Caramelo atua de forma integrada para atacar as causas do abandono. Em 2025, foram realizados 187 atendimentos veterinários gratuitos a animais de tutores externos e 109 cirurgias em seu centro cirúrgico. A entidade mantém campanhas permanentes de vacinação e controle populacional.
“Os números mostram que o combate ao abandono não se resolve apenas com resgates. Ele passa por prevenção, acesso à saúde veterinária, educação e cuidado contínuo. Cada castração, cada atendimento gratuito e cada adoção responsável representam um impacto direto na saúde pública e no bem-estar coletivo”, declarou Yohanna Perlman, diretora executiva do Instituto Caramelo.
Cães adotados… e devolvidos
O balanço anual também evidencia os desafios das entidades que trabalham para conscientizar a respeito da adoção responsável. Em 2025, o instituto reportou o retorno ao abrigo de 35 animais, que tinham sido adotados seguindo o processo regular. Isso demonstra a importância de uma triagem criteriosa, do acompanhamento pós-adoção e da conscientização contínua das famílias adotantes. Yohanna ressaltou que a adoção é um compromisso de longo prazo e que deve ser feito com responsabilidade. “Avaliamos cada caso com cuidado pois entendemos que o bem-estar do animal vem sempre em primeiro lugar”.
Pelo lado social, a entidade – que conta com mais de 500 voluntários – distribuiu dezenas de toneladas de ração foram distribuídas para protetores independentes por meio de parcerias.
Clube Caramelo: conexão de bem-estar
Uma novidade implantada em 2025 foi o Clube Caramelo, iniciativa voltada à saúde mental e que reforça a conexão entre saúde animal e humana. Lançado em setembro, o projeto trata o vínculo com pets como poderosa ferramenta de acolhimento, afeto e bem-estar emocional, tanto para quem cuida quanto para quem é cuidado. O Clube propõe experiências e encontros que estimulam hábitos mais saudáveis, o autocuidado e a empatia, sempre tendo os animais como ponto de partida. Sua primeira ação foi o evento Move for Paws, na Arena Pacaembu, com ioga e funcional para tutores de pets.
O ano foi marcado ainda por campanhas de grande visibilidade, como o Art for Pets, que levou esculturas às ruas de São Paulo para chamar atenção para o abandono animal, e uma ação nacional de adoção responsável inspirada no filme “Caramelo”, da Netflix, conectando ONGs de diferentes estados.
